3.10.10

Friedrich W. Nietzsche

5Nascido em 1844 em família luterana, Friedrich W. Nietzsche, estudante de filosofia e teologia, se tornou professor de filosofia aos 25 anos. Naturalizado suiço e voluntário da guerra, abandonou sua carreira de professor após grande choque emocional e problemas de saúde, entregando-se somente ao hábito de escrever. Nietzsche, sem dúvida considera o Cristianismo e o Budismo como "as duas religiões da decadência". Em 1889, sofreu  uma crise de loucura e acabou por ficar sob os cuidados da mãe e irmã. Desde então, só piora até sua morte. Alguns dizem que chegou a contrair sifílís. Estudos deixam claro que seu problema foi no cancro do cérebro, doença que pode ter origem sifilítica.
Tentou explicar o insucesso da sua literatura, porém após a divulgação da sua obra Assim falou Zaratrusta, por meio de um professor dinamarquês, o sucesso veio à tona.

Algumas de suas frases que mais me identifico ou por razões desconhecidas, mais concordo:

"Não gosto quem me rouba a solidão sem antes me oferecer verdadeira companhia."
"Torna-te quem tu és!"
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."
"Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem."
"É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação."
"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal."
"O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte."
"Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura."
"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."
"O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são."
"Sem música, a vida seria um erro."
"Se minhas loucuras tivessem explicações, não seriam loucuras."
"Cada pessoa tem que escolher quanta verdade consegue suportar"

Apesar de não pensar como tal em alguns aspectos, aprecio muito as frases acima, um grande filósofo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário